12 de maio de 2011

Crise? qual crise!

   Já algum tempo a título pessoal que ando para exprimir a minha opinião sobre os ralis classificados de "não federados".
   Primeiro de tudo é de louvar as organizações que numa altura difícil como esta, que ainda estão dispostas a organizar umas provas, uns a titulo particular outros em nome de associações e afins...
   Redigindo e sendo directo ao assunto que me leva a escrever estas linhas, consto que, com o passar dos anos a atitude destas mesmas organizações tem mudado. 
   Tem sido notórios os aumentos de inscrição e por consequente redução de prémios. Se em tempos de crise financeira se exige cada vez mais da carteira dos pilotos como querem que os ralis sobrevivam?
   É verdade que as organizações têm muito trabalho e daí queiram ver algum retorno, mas o investimento ao longo dos anos não sofre grande inflação, como podem as inscrições aumentar? será o estado a aumentar os impostos?
  Não podemos esquecer também que para as máquinas aparecerem nos ralis não basta apenas as conservar na garagem de prova a prova. Toda a manutenção tem um custo e ainda mais importante são as horas que se perdem por semana, e essa parte ninguém vê, nem imagina!
  Sou da opinião que deveria ser feito por exemplo uma taxa de inscrição inferior para a classe 1300, as organizações "lucravam" mais o fazer, iriam ter certamente mais inscritos para dar espectáculo e se divertirem. Por norma são pilotos que não aspiram resultados na geral e com o aumento das inscrições mais vale fazer uns piões no quintal à" volta do bidão".

É apenas a minha opinião e estou completamente receptivo a criticas desde que tenham qualquer tipo de fundamento e não sejam elas em anónimo.

Bons Ralis,
Bruno Neto

8 Comentários:

Marco lopes disse...

eu concordo com o que esta escrito.. mas tudoisso é muito dificil.. ou seja se formos a ver um 1300 ocupa o mesmo lugar na pista que um outro carro qualquer..que é como quem diz gasta-se o mesmo dinheiro pra organizar uma prova para qualquer que seja o carro ou a cilindrada..logo acho por isso injusto que as inscrições sejam diferentes para os 1300 ou para os outros...depois temos a questão dos prémios..para dar prémios aos 1300 é complicado no meu ver.. passo a explicar.. normalmente os prémios por classe varias dos 150 aos 25 euros dando premio aos 5 primeiros costuma ser mais ao menos isto fora excepções...e se uma pessoa com um carro com manutenção mais cara fizer 5º da tracção por exemplo iria receber 25 euros... e oque ganha-se a 1300 tambem os iria ganhar.. acho injusto... depois ha outra questão..nãos ei se por falta de motivação monetaria..normalmete não existem muitos 1300. o maximo que vi numa prova salvo erro foram 6.. e quase todos eles foram substituidos por carros melhores..logo não é justo dar um premio com 2ou 3 carros a correr.. portanto em resumo.. penso que a unica coisa que se podia fazer era.. aumentar os premios a geral e sacrificar mais os prémios por tração..por quer queiramos quer não a geral é o principal.. depois aumentando todos os prémios.. ja é possivel criar um prémio justo inferior para os 1300.. por fim.. eu nunca organizei nenhum rally e felicito quem os organiza.. porque se todos preferirem correr do que organizar.. não ha ralis..mas em alguns casos com inscrições mais em conta poderiamos ter mais pilotos..e o retorno iria ser parecido pois menos as iscrições sendo mais baratas iriamos ter mais inscritos.. e não é por mais 10 ou menos 10 carros que ocustodo ralli vai mudar.. é o meu ver se disse alguma coisa errada corrijam..

Anónimo disse...

Não concordo muito com essa da classe 1300 pois como sabes hà 1300 com mais potência do que um 1600 ou 2000, tudo depende do dinheiro que queiras investir. Se me disseres que é uma forma de aparecer novos valores aceito.
Em relação a prémios a meu ver se começares a dar só á geral ou dar mais á geral do que á tração é pior a emenda do que o soneto, pois como sabem os ditos 1300 têm que correr muito para ficar nos 10 ou 15 primeiros, logo a melhor forma será de dar prémios por tração e em percentagem , ou seja, consoante o nº de inscritos na classe,premios para os 3 ou 5 primeiros, recebem prémios monetários. Á geral sou apologista de os prémios em vez de serem monetários deveriam ser troféus, mas com visibilidade, não troféus como os que tenho visto as organizações a darem que são uma autêntica vergonha.
Em relação a preço de inscrição já o disse e volto a repetir que é um exagero , pois penso que não vale o valor pago, porque se fizerem o preço de custo por klm fica extremamente caro e sem seguros sem nada ( as org. podem dizer que têm seguro mas quando chegar a hora da verdade vão ver que não hà nada), em relação a isto as org. devem pensar que quem tudo quer tudo perde, porque tanto sobem o valor que um dia destes não há concorrentes, pois tirando a amieira competiçôes, não tem aparecido novos concorrentes ( e olhem que já cá ando á algum tempo).Mesmo em relação ao público nos bares as org. devem de ter atenção pois a crise está instalada e qualquer dia destes começamos a ver os espectadores a levarem a geleira com as minis lá dentro.
Já agora desafio as org. a fazerem um rali económico, ou seja, com preço de inscrição reduzido mas também com prémios de troféus e sem almoço, pensem nisso e vejam os resultados ( será evidente que muitos dos canhões e caçadores de prémios monetários não aparecem).
Mas com tudo isto o que é preciso sâo ralis para darmos uns gazes

marco lopes disse...

era bom que o amigo se identifica-se

Anónimo disse...

PEÇO DESCULPA PELA FALTA DE IDENTIFICAÇÃO ( VIRGOLINO MOTA )MAS É MAIS FACIL PARA ENVIAR

Marco lopes disse...

mas quem tem dinheiro pra evoluir um 1300 tambem compra um carro mais potente e corre nas classes dos outros...portanto acho que das 2as 1a.. ou aumentavam o geral dos premios pra depois dar um premio de valor inferior aos 1300 ou simplement não dão aos 1300.. de valorizar a geral não compreendo o porque de não se fazer, pois acho que se deve valorizar a geral sendo que são os melhores carros.. quanto a deixar os premios monetarios e dar trofeus acho que não seria boa ideia..pois alguns concorrentes iriam deixar de ir.. porque é muito giro ganhar um trofeu.. mas o k éverdade é que muita gente la vai pela ideia de ganhar dinheiro... os ralis não são rentaveis.. ou seja não se paga um carro com dinheiro de premios.. mas é um incentivo a investir nas maquinas.e no espectaculo..porque acho k se pensarmos que algum precisa de arriscar pra ganhar um rali. não o ira fazer por uma taça. mas se calhar por algum incentivo monetario ja vale a pena forçar a mecanica...

Anónimo disse...

Marco, não percebeste o meu raciocinio repara:

10 insc. classe 4x4 prémios monetários em percentagem do valor das insc. dos 10

7 insc. classe traseira prémios monetários em percentagem do valor das insc. dos 7

Geral- troféus(dignos) para os 20 primeiros (por ex.)

O concorrente que tenha investido muitos € disser que não leva dinheiro só se tem que responder, tens de andar mais depressa
O outro que investiu 60€ num TOYOTA STARLET 1300 leva um prémio de por ex. 100€ andou o bem dentro da classe dele.

Perante isto ninguém pode dizer que os 1300 estão a pagar para os 4x4 po ex. e vice versa.

Para a org. também não correm o risco de perderem dinheiro ao anunciarem os prémios pois se é á percentagem estão garantidos.

Na geral só troféus porque não tem razão de ser levar prémios monetários da tração e da geral, logo levam troféus dignos.

Quanto á evolução dos 1300 é ao gosto de cada um porque como sabes á concorrentes que até têm dinheiro para andar em melhores carros e continuam com os mesmos

Já agora sábado lá vamos fazer a super especial que segundo parece é para fazer a grelha de partida

Virgolino Mota

carpalhoso disse...

O marquito só esta contra o preço da inscrição pk fica a traz do 1300 :)mas enfim isso é um desabafo :)
o problema que se mete mais em questão é que os preços das inscrições cadavez é maior e os premios monetarios cada vez menores...

sergio disse...

boas , nao sei com qual de vcs devo concordar visto terem ambos razao
por percentagem era o melhor mas por outro lado tb pode ser mau pk pode levar menos premio monetario que outra classe e ganhar o rali
dar mais ha geral e tirar sa classes tb pode ser mau pk toda a gente sabe que na maior parte os 4x4 ganham a geral tirando assim diversos concorrentes a lutar pela sua classe e um assunto k nao e facil de solucionar e ha muitas opinioes
para mim acho k os 3 primeiros da geral deviam levar premios monetarios bem como trofeus diferentes e nas classes deve haver premios aos 5 primeiros monetariosbem como aos 3 primeiros de cada classe trofeus diferentes
isto e a minha opiniao tb concordo se houvesse um icentivo monetario para no minimo de 5 incritos da classe 1300 deveriam talvez aparecer mais maquinas destas nos ralis , isto e a minha opiniao e e um assunto k tou farto de dar voltas mas nunca se sabe qual sera a melhor forma uns gostam de uma maneira outros doutra , para os 1300 deveria haver mesmo um icentivo vou pençar seriamente nisso mas incentivo esse k devia passar a ser se ouvesse no minimo 5 inscritos dessa classe para rentabilizar as despezas abraço e bons ralis